8 dicas para uma festa incrível! - Jey Rezende

Jey Rezende - Fotógrafa

8 dicas para uma festa incrível!

Separador de Textos Jey Rezende
03/12/2021

Festa infantil é um dos nossos grandes amores em fotografar, afinal, tem coisa mais gostosa que criança se divertindo ao lado de quem se ama? Mas sabemos que fazer a festa perfeita dá um grande trabalho, principalmente para os pais que estão planejando a primeira festa do pequeno.

 

Sendo assim, separamos oito dicas especiais para ajudar você a realizar a festa do jeitinho que você quer, sendo a oitava uma das mais importantes no que diz respeito a foto na mesa, então fique atento! Vamos lá?

 

1 - Planejamento

 

Sem planejamento nada acontece, não é mesmo? Então, claro que esse tinha que ser o primeiro item da lista, que inclusive você deve fazer! Listetudo o que é importante para que você realize a melhor festa, literalmente coloque tudo no papel.

 

Antes de sair escrevendo uma lista digna de ser lida pelo Papai Noel, estipule o valor a ser investido na festa e demais itens. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa quando a conta chegar, não é mesmo? A palavra-chave aqui é controle, tanto das finanças quanto dos serviços a serem contratados. Nada de sair enlouquecidamente contratando qualquer coisa e no fim nem lembrar o que contratou mais. Inclua os serviços indispensáveis da festa e caso sinta falta de algo, verifique a possibilidade de adicionar sem prejudicar nenhum dos campos. Feitas as contas e seleção básica do que você quer para a festa, vamos aos próximos itens a serem cautelosa e meticulosamente inclusos na sua lista.

 

2 - Convidados

 

Mais uma vez, lista! É muito fácil uma festa de trinta convidados virar uma festa de cem, acredite, eu te entendo. Todo prestador de serviços envolvido vai te perguntar quantos convidados comparecerão à festa (ou pelo menos o estimado), principalmente o buffet. Afinal, é preciso saber o quanto será servido durante o evento.

 

Sabemos que definir a lista não é nada fácil, então fizemos algumas pontuações para que possa se basear no momento de escolher seus convidados:

- Convide pessoas que realmente façam parte da vida da sua família;

- Peça para a criança dizer o que acha da lista, pode ser que ele não queira algumas pessoas lá;

- Se vai convidar por obrigação ou por achar que a pessoa vai ficar chateada, não convide. Mais vale pecar por não convidar alguém que não seja tão presente na sua vida e na vida da criança do que esquecer quem está sempre ao lado de vocês, o afeto sempre pesa mais do que a obrigação;

- Tenha duas listas de convidados, uma para adultos e outra para as crianças, é mais fácil para estipular caso haja alguma atividade especial para elas;

- Sempre peça para confirmarem a presença.

 

Sobre o convite, seja ele físico ou eletrônico, deve ser enviado com antecedência suficiente tanto para que os convidados se programem quanto para que tenham tempo de darem um retorno sobre a confirmação da presença no evento.

 

Normalmente as crianças vão acompanhadas dos pais, certifique-se de perguntar ao responsável na hora do convite se ele gostaria de ficar para a festa, assim você passa a ter mais controle sobre a quantidade de convidados.

 

Convidando os amigos

 

Na hora de convidar os colegas da criança, lembre-se que algumas crianças têm irmãos de idades próximas a do aniversariante, seria gentil convidá-los também. Sem mencionar que dificilmente os pais vão deixar um ir sem o outro.

 

Na hora de convidar os colegas de classe, evite fazer um convite geral (mesmo que vá convidar a turma toda), mostre ao seu filho que cada pessoa é única e merece uma atenção especial, além de dar essa lição bonita, tenho certeza que os colegas e os pais vão apreciar o gesto.

 

3 - Decoração (Tema)

 

A parte mais gostosa da escolha, sem dúvida é a decoração, colocar ali todo o empenho para fazer da festa dos pequenos algo único e com um tema de que ele goste muito!

 

Considere a idade do pequeno, crianças menores, ainda não têm um gosto definido, tudo ainda é muita novidade. Na primeira festinha é legal apostar nos temas lúdicos e neutros como circo (que é incrivelmente lindo), safári, bonecas, enfim, as possibilidades são infinitas, aproveite! Não fique preso somente aos temas de programas e músicas infantis, explore!As crianças a partir dos três anos, já têm suas preferências mais definidas, então deixe que a criança escolha o tema, isso exercita a capacidade de decisão e consciência da criança, fazendo com que ela aprenda que na vida ela terá que fazer escolhas e a lidar com a quantidade de opções.

 

4 - Fotógrafo

 

Eu não podia fazer esse artigo sem passar por esse tópico né, amores? Vamos lá, se você é do tipo que deixa o fotógrafo por último, cuidado, ele pode até ser a última coisa que você escolha, mas, não deixe para escolher na semana do aniversário, você vai ter que dar muita sorte do seu fotógrafo ter a data disponível ou vai ter que escolher outro e talvez não chegue nem perto do que queria.

 

Além disso, quero tocar em um ponto muito importante, você investiu na casa de festas, na decoração, no buffet e acha que a fotografia é um investimento dispensável por qual motivo mesmo? A casa de festas fechou, acabou a festa, acabou a decoração, acabou o buffet, o que fica?

 

Então, vamos mudar um pouquinho esse pensamento aí de "deixa que o povo tira com o celular", você fez essa festa por algum motivo, não foi para ser especial? Então, de que adianta se o momento não for registrado de forma adequada?

 

5 - Salão de Festas / Buffet

 

Decidi colocar esses dois juntos pelo fato de algumas casas de festa que já incluírem o serviço de buffet. Então sempre verifique com antecedência se o local inclui ou não o serviço e também se este te agrada. Caso você queira algo diferente do que o salão disponibiliza, você pode negociar com eles, mesmo tendo que pagar um pouco mais ou realmente contratar por fora com tudo o que você quer que seja servido. Tem um ponto que quero salientar antes de qualquer coisa. Visite a cozinha do lugar! Sério, gente! Dá uma olhadinha básica na higiene da cozinha e em como são mantidos os alimentos, não somos peritos gastronômicos, mas, todos sabemos comer.

 

Dentre essas opções, você pode optar por fazer no salão do prédio ao invés de investir em uma casa de festas, apenas teria que contratar alguma recreação como pula-pula, apresentação de mágica, enfim, tudo uma questão de preferência de vocês e da idade do aniversariante. Caso o prédio conte com um playground, sugiro que a festa seja realizada durante o dia, assim a criançada vai poder brincar um pouco mais e as fotos ficam lindas!

 

Contratando o Salão de Festas

 

Caso opte por escolher um salão de festas, escolha o mais completo possível. Isso evita que você tenha que fazer novas contratações. Escolha um que tenha incluso as mesas e cadeiras, uma vasta seleção de brinquedos para as crianças e fique atento aos diferenciais como fliperamas e atrações.

 

Já que o foco são as crianças, nada melhor do que tornar o ambiente aproveitável, ninguém quer ver a criança de braços cruzados chateada por não ter espaço para brincar ou os brinquedos não terem graça.

 

Buffet Ou Não Buffet?

 

Deixando meu trocadilho muito ruim com Shakespeare de lado, vamos ao que realmente é bom. A comida (quem queremos enganar, não é mesmo?)! Antes de fechar o salão de festas, orce separadamente o buffet e compare o preço do salão servindo tudo e o buffet a parte (pode ser que compense). Pense na qualidade do que será servido. Além de visitar a cozinha como citamos anteriormente, peça também para provar algumas coisas, dificilmente o responsável irá negar isso a um possível cliente e sem falar que isso te ajudará a escolher também.

 

Dica master aqui, na hora de escolher o buffet, peça indicações aos amigos e parentes além de pesquisar muito na internet, assim você vai ter muitas opções. Em meios as pesquisas, pergunte pelo diferencial do lugar. É sempre bom ficar atento ao tipo de serviço que está contratando, normalmente os buffets não oferecem descontos, mas, muitos oferecem um brinde pela contratação. Então, faça a pesquisa valer a pena.

 

Se você vai fazer a festa no salão do prédio, abandone já a ideia de fazer tudo sozinho, além de dar o maior trabalho, você acaba não tendo tempo para curtir a festa ou seu filho, a menos que você tenha realmente uma força tarefa para te ajudar.

 

6 - Bolo

 

Não precisava nem falar, né? Já que é para fazer uma lista, vamos fazer direito! Pesquise bem antes de fechar o bolo e lembre-se sempre de avisar a pessoa contratada se a criança tem alguma restrição alimentar, assim não corremos o risco de acontecer algum problema.

 

7 - Lembranças

 

As lembranças variam muito, podem ser mais elaboradas ou mais simples, depende do seu orçamento e também do que gostariam de dar. Claro, que perguntar para a criança o que ele gostaria de ganhar caso fosse a uma festa de um amigo, ou qual foi a lembrancinha mais legal que já ganhou, te abre uma grande porta de escolhas.

 

Você pode optar em fazer uma oficina durante a festa onde as crianças podem produzir a própria lembrancinha, podem dar os famosos saquinhos de doces, a marmitinha (que você fecha com a pessoa do bolo, caso opte por isso), copos, cofres, as opções são infindáveis, vale a pena uma busca bem detalhada e que tenha a ver com vocês!

 

No caso do primeiro aniversário, o que vi de mais legal foram bonecos de feltro com o tema da festa, achei incrível e muito original!

 

8 - Mesa da Festa

 

Aqui vem nossa maior dica como fotógrafos. Logo acima, falamos sobre o bolo, certo? Então, normalmente o bolo que fica na mesa da festa não é o bolo que será servido, são os chamados bolos cenográficos que estão embutidos na decoração. Então qual o motivo de separar esse item? Apenas pela atenção meu caro Watson, quero muito que você preste atenção nesse item.

 

O bolo cenográfico não deve ser pequeno ao ponto de sumir no meio da decoração da mesa, porém, não deve ser tão alto ao ponto de cobrir a criança na hora do parabéns! Parece óbvio, não é mesmo? Mas, não é... Não consigo contabilizar o tanto de festas que já fotografei em que tivemos que arrumar uma solução na hora para esse problema. Aqui como não damos ponto sem nó, viemos inclusive com esses macetes caso aconteça!

 

Jey, o bolo ficou muito baixo, o que faço? Aposte naqueles suportes de doces não muito altos, assim, mesmo que o bolo cenográfico tenha apenas um andar, ele ficará visível. Se o bolo tiver dois andares, mas a mesa for baixa o suficiente para que a criança consiga aparecer, sem problemas. Caso contrário, um banquinho SEGURO (pelo amor de Deus, não coloque uma cadeira, vai ficar muito alto e o risco é grande demais!) para a criança subir durante o parabéns vai ser seu melhor amigo! Quer saber qual solução vai ter que empregar? Simples, saiba a altura do aniversariante, a altura da mesa e em média a altura do bolo, com uma fita métrica você tem todas as respostas

 

Pegar a criança no colo e ficar entre os pais costuma funcionar também, levando em consideração a idade da criança. No caso do primeiro aniversário, esse é o cenário mais comum já que a criança nessa idade não é tão pesada e esse momento de colo gera fotos lindas. No caso das crianças maiores entre quatro e cinco anos, já recomendo realmente que se tome esses cuidados.

 

O que acharam? Ficou mais fácil garantir o sucesso da sua festa?

 

Ficou alguma dúvida? Existe algo que você ache importante adicionar? Deixe aqui nos comentários que atualizamos o artigo para vocês. Lembrando, que para agendar a sua festa, basta ir ao nosso campo de contato e o resto pode deixar por nossa conta!

 

Obrigada pela leitura e volte sempre!

 

Conteúdo protegido pela lei n.º 9610/98 de direitos autorais. Qualquer reprodução(total ou parcial) do conteúdo divulgado no site, sem a prévia autorização, é proibida.

Sobre mim
Perfil Jey Rezende

Muito prazer, eu sou a Jey, fotógrafa de mulheres, casais, gestantes, famílias. Apaixonada por luz natural e tendo o mundo como meu estúdio, eu atuo na fotografia desde 2015 em São Paulo, sempre de forma leve e descontraída, para que você possa aproveitar ao máximo sua sessão.