Geração de valores através da fotografia - Jey Rezende

Jey Rezende - Fotógrafa

Geração de valores através da fotografia

Separador de Textos Jey Rezende
03/12/2021

Essa conversa sobre a valorização da fotografia impressa surgiu de uma enquete no Facebook sobre como vocês enxergam a fotografia hoje. Demorei mais do que de costume para redigir esse texto e confesso que ele é um tanto especial para mim. Tive algumas dúvidas sobre a forma de abordar esse assunto, mas, antes tarde do que mais tarde ainda (risos). Vamos lá!

 

Nós falamos tanto sobre família aqui, né? Mas eu nunca trouxe a minha para vocês conhecerem, então vamos para uma breve apresentação e a foto que ninguém sabe de onde ou o do que se trata. Essa moça incrivelmente linda é minha tia-avó, minha madrinha e uma das pessoas mais amadas da família, sabe aquela pessoa que junta a família toda no natal, ano novo e faz a caça aos ovos de páscoa, além de ajudar todo mundo? Então, ela era essa pessoa, a verdadeira cola da família. Muito sinceramente, eu poderia falar dela o artigo inteiro e muito mais, ela era uma mulher e filha incrível, forte, determinada, metódica e uma cozinheira sem igual, dentre muitos outros atributos.

 

Bom, agora que você sabe um pouco sobre ela, o que acha dessa foto? Ela não é datada, então não podemos ter certeza da época em que foi tirada e tão pouco a ocasião, mas, quando olho essa imagem só consigo ver Maria Rita como uma princesa. Talvez fosse sua formatura ou algum baile importante. Não sabemos quem é o rapaz e infelizmente ela não está aqui para tirar minhas dúvidas sobre esse dia, mas, imaginar a história por trás dessa imagem também é divertido. E se minha tia tivesse casado?! Consigo claramente imaginar como estaria linda.

 

Jey, onde você quer chegar com essa história toda? Bem, quero chegar na importância da impressão dessas imagens. Não dá para deixar tudo por conta das redes sociais! E se o Facebook acabar amanhã como aconteceu com o Orkut? Conheço muita gente que perdeu todas as fotos pela correria do dia a dia e não fez o download (eu também não fiz, sem julgamentos). 

 

Tudo evolui muito rápido. Há pouco tempo estávamos conversando por ICQ, MSN e tantos outros que não existem mais. Onde seus filhos, netos, bisnetos e afins olharão suas fotos? E o mais importante, quais são as memórias que você está criando com seus filhos, sobrinhos e demais crianças e familiares? 

 

Eu poderia ter colocado nesse post uma foto da minha mãe, mas, seria fácil demais... Ou até mesmo do meu primeiro aniversário que eu só sei que o tema foi Disney pelas fotos (para os pais que acham bobeira fotografar o primeiro aniversário). 

 

Hoje em dia, as crianças já nascem com o celular nas mãos. Ninguém brinca de esconde-esconde, pula corda ou joga bola na rua. Concordo que a violência está demais, mas, onde está a essência disso tudo? A vida é corrida, poucas são as horas que os filhos passam com os pais.

 

Trago essa reflexão sobre o que você está construindo com os seus filhos. Quais são as lembranças as quais ele terá acesso fisicamente quando a hora chegar? Invistam na fotografia digital, mas invistam também na fotografia impressa, afinal, não sabemos o amanhã. 

Aqui, costumamos dizer que a fotografia é um verdadeiro tesouro a ser compartilhado por gerações e é isso que desejamos para todos vocês! Que a sua família tenha um tesouro incrível de valor inestimável e tenham as fotografias em uma caixa no guarda-roupa, que seja! Os momentos em família são únicos e não voltam.

 

Convido vocês a criarem uma geração de valores, mas, o valor mesmo... Uma geração que valorize os momentos em família, seja uma pizza de sexta ou qualquer outro. Que tenha curiosidade pela história da família! Alimente essa curiosidade! Tire um dia e junte todas as fotos que encontrar! Se você não souber do que se trata ou da época, desafie as crianças e familiares a descobrirem, imaginarem ou que a pessoa da qual se refere a foto possa contar a história dela. Sempre gostamos de ver como fulano parece com o avô ou como era o corte de cabelo da mãe, a roupa, etc. A ideia é trazer para a realidade essa parte importante para a família  e para a história. Passamos por tantas coisas no dia a dia, temos tantas fases na vida.

 

O que acha dessa ideia? Se você já faz isso, parabéns! Está contribuindo para que seus familiares valorizem os momentos que passam juntos, criando memórias que levarão para uma vida toda. Afinal, quem nunca contou a velha história de "quando eu era pequena, minha mãe saiu correndo atrás de mim que arranquei a fralda suja e saído correndo arrastando ela pelo chão de carpete". Pode não ter acontecido com você, mas, minha mãe com certeza nunca mais vai colocar carpete na casa (risos).

 

Gostou do artigo? Tem uma história bacana com fotos para contar? Manda para gente, nós sempre amamos saber mais sobre vocês. Se você quer criar uma memória única e uma experiência totalmente diferente, vem fazer um ensaio conosco, é para família toda, incluindo o cachorro e papagaio!

 

Conteúdo protegido pela lei n.º 9610/98 de direitos autorais. Qualquer reprodução(total ou parcial) do conteúdo divulgado no site, sem a prévia autorização, é proibida.

Sobre mim
Perfil Jey Rezende

Muito prazer, eu sou a Jey, fotógrafa de mulheres, casais, gestantes, famílias. Apaixonada por luz natural e tendo o mundo como meu estúdio, eu atuo na fotografia desde 2015 em São Paulo, sempre de forma leve e descontraída, para que você possa aproveitar ao máximo sua sessão.