Meu Primeiro Ensaio: Como vencer a timidez diante da câmera? - Jey Rezende

Jey Rezende - Fotógrafa

Meu Primeiro Ensaio: Como vencer a timidez diante da câmera?

Separador de Textos Jey Rezende
04/12/2021

No artigo anterior demos dicas para começar a pensar no seu ensaio, então hoje falaremos sobre a semana que antecede a sessão e como conseguir se soltar diante da câmera. Tudo começa com um bom...

 

Diálogo

 

É bem comum que você contrate um profissional que você não conhece ou tem pouca intimidade, sendo assim, acreditamos que a melhor forma de começar a se desapegar do medo e da ansiedade diante de um momento tão novo seja realmente batendo um papo despreocupado sobre qualquer coisa.

 

Conhecer seu profissional e descobrir semelhanças entre vocês, pode ser uma boa chave, não só se soltar, mas construir um vínculo entre os dois ou mais participantes e isso não se limita apenas ao dia do ensaio, viu? Pode mandar mensagem e perguntar sobre a fotografia, pedir que conte sua história e o processo de trabalho (fotografia, edição, etc.).

 

Sabemos que nem todo mundo consegue entrar de cabeça em um diálogo com alguém que não conhece e não tem problema nenhum nisso, ok?

 

Respeite o seu tempo

 

Não tem como se soltar completamente em nenhuma situação da vida se não estivermos confortáveis, na fotografia não seria diferente. É sempre mais complicado em situações em que você fica ansiosa, como não ver como estão ficando as fotos durante o processo, ou não ter uma experiência prévia. 

 

Para se soltar durante a sessão, além de conversar com o fotógrafo, queremos muito pedir que não se cobrem demasiadamente. É comum nos preocuparmos como clientes para que todas as fotos saiam perfeitas e também com o tempo de sessão, mas vamos tentar deixar mais leve. Lembrem-se que essa é uma experiência que busca proporcionar diversão e alegria, aproveite para curtir nossas playlists no Spotify ou monte a sua e entre no clima!

 

É comum que as primeiras fotos saiam com posturas duras, não tem problema, podemos descartar essas imagens e focar no que vem pela frente. Então aproveite bem o local que você escolheu, vamos explorar cada canto em busca do cenário perfeito juntos, ok?

Se respeite, respeite seu momento e seu limite.

 

Inspire-se!

 

Quando fazemos nosso primeiro ensaio, é comum não saber o que achamos bonito ou que poses fazer, então é interessante que você pesquise no pinterest poses, no ambiente que escolheu. Também pode ser de grande ajuda olhar outras fotos do profissional que você escolheu e analisar o que você gosta e quer incorporar no seu ensaio, é muito mais fácil para um fotógrafo trabalhar com o que você conhece e gosta e o fato de você pesquisar e saber o que quer, já te deixa mais segura na hora de posar para as fotos. Lembrando que cada fotógrafo tem seu olhar, então, mesmo que você leve mil referências, elas não ficarão exatamente iguais.

 

Não se limite, assista vídeos, pesquise diretamente no Google, peça ajuda ao fotógrafo sempre que tiver dúvidas.

 

Teste, teste, teste! Ensaie suas poses na frente do espelho, isso vai te ajudar a ficar mais tranquila e ter uma noção da sua expressão corporal. Ah! Isso aponta para um assunto importante, nenhuma expressão corporal é igual, então por mais que você goste de uma determinada foto e queira fazer igual, seu corpo, seu jeito difere, seja você sempre, ainda que use como base outra foto. É o que torna seu ensaio lindo e único, já pensou se todo mundo fizesse as mesmas poses sempre? 

 

Companhia

 

Se você vai fazer um ensaio solo e caso sinta que ficaria mais à vontade com a companhia de um amigo, amiga, pai, mãe, irmã ou qualquer outra pessoa importante da sua vida, convide-a para ir com você! Assim a diversão é garantida e você ainda ganha um apoio de alguém que goste.

 

Já o ensaio em casal, sempre tem um que fica mais tímido que o outro, então lembre-se que é importante apoiar o parceiro e não ficar pressionando ele ou ela a se soltar, respeitem o tempo de vocês e teremos uma sessão leve e agradável para ambos. 

 

Para os ensaios infantis e em família, ressaltamos que algumas crianças podem se sentir desconfortáveis em tirar foto e assim como mencionamos acima pressionar não ajuda, muito pelo contrário, pode fazer com que a criança queira menos ainda participar. Então apenas brinque com seu pequeno tenha sempre contato com ele e faça-o se sentir seguro nessa experiência tão nova. Leve um brinquedo para distraí-lo caso sinta que há necessidade.

 

Caso seja um ensaio íntimo, recomendo que leve alguém que te deixe confortável como uma amiga, por exemplo, já que às vezes o namorado ou marido pode te deixar constrangida na hora de tentar algumas poses.

 

Em ensaios externos é comum se sentir observado ou ficar com vergonha de todo e qualquer movimento, mas, lembre-se que hoje em dia fazer ensaios é super comum e que raramente alguém vai parar só para ficar observando o que está acontecendo. As pessoas também normalmente não têm noção de poses e tudo o mais que conversamos até agora, então não se sinta julgado ou pressionado. 

Foque no que está na sua frente e esqueça o resto, o seu ensaio é feito para VOCÊ e não para quem está passando pelo local, lembre-se que, você dificilmente verá essas pessoas novamente ou será reconhecido por elas.

 

Gostou do post? Agende seu horário e coloque em prática nossas dicas! Entre em contato conosco, vamos amar te ajudar a viver essa experiência!-

 

Conteúdo protegido pela lei n.º 9610/98 de direitos autorais. Qualquer reprodução(total ou parcial) do conteúdo divulgado no site, sem a prévia autorização, é proibida.

 

 

Sobre mim
Perfil Jey Rezende

Muito prazer, eu sou a Jey, fotógrafa de mulheres, casais, gestantes, famílias. Apaixonada por luz natural e tendo o mundo como meu estúdio, eu atuo na fotografia desde 2015 em São Paulo, sempre de forma leve e descontraída, para que você possa aproveitar ao máximo sua sessão.