Meu Primeiro Ensaio: Por onde começar? - Jey Rezende

Jey Rezende - Fotógrafa

Meu Primeiro Ensaio: Por onde começar?

Separador de Textos Jey Rezende
04/12/2021

Grande parte das pessoas têm o desejo de fazer o seu ensaio, mas, quando bate um milhão de dúvidas sobre isso, pode parecer difícil demais para sair apenas da zona de desejo.

 

Nesta série de três artigos, você vai descobrir que fazer um ensaio não é nenhum bicho de sete cabeças e que pode se divertir muito durante o processo.

Separamos as dúvidas mais comuns ao se pensar em fazer um ensaio, de forma clara e objetiva:

 

A escolha do profissional

 

Conhecer o seu fotógrafo é a melhor e mais importante fase para se iniciar o seu ensaio. É preciso se identificar com a proposta e estilo de trabalho, dos ângulos à edição. Cada fotógrafo tem um estilo de fotografia único, então por mais que goste das fotos de um e vá fazer com outro, as fotos não ficarão idênticas, todo artista coloca muito de si mesmo no que faz, sua história, vivência e demais experiências. Outro ponto importante é pesquisar bem, vendo os comentários e recomendações dos clientes anteriores. Após escolher o profissional, é hora de saber onde gostaria de fazer as fotos.

 

Locação

 

Sempre que vou realizar um ensaio, indico que a pessoa escolha um local que seja importante para ela ou no qual se sinta à vontade. Isso vai da cafeteria ao parque, mas, nada te impede de fazer as fotos em casa. Para quem já conhece o nosso estilo de fotografia, sabe que trabalhamos com a fotografia lifestyle, ou seja, a vida como ela é. Sendo assim, você pode fazer o ensaio no conforto da sua casa ou escolher um ambiente externo que tenha importância para você, para o casal, para a família…

 

Segurança

 

Ainda sobre a locação, é importante ressaltar que o ambiente independente de qual seja, deve ser sempre seguro. Quando escolher um parque, por exemplo, tenha certeza de que há policiamento e câmeras, pois isso é uma vantagem para que você não tenha que passar o ensaio todo preocupado com a sua mochila ou bolsa e demais pertences. Além disso, caso vá de carro, é sempre bom saber se o local conta com estacionamento próprio ou algum próximo. Sei que parece óbvio, mas, na hora do nervosismo acabamos esquecendo.

 

Faça um checklist com tudo o que é importante para você e garanta um ensaio incrível!

 

Contrato

 

O contrato é uma ferramenta extremamente importante, ele garante a sua segurança e estipula preço, prazo e a sua leitura é indispensável! Não fotografe com profissionais que não façam contrato para os seus clientes. No caso dos ensaios de portfólio em que o fotógrafo convida o retratado, uma autorização de uso de imagem faz o papel do contrato, deixando claro onde e de que formas serão usadas as imagens do ensaio.

 

Roupas

 

Finalizando esse artigo sobre o que deve ser pensado antes da sessão, não poderia deixar de fora as roupas já que é um dos pontos de maior dúvida de todos os tempos. Sempre recomendamos que se vistam de forma confortável, não só as roupas mas também o calçado. É importante durante a escolha das roupas que se questionem se a peça escolhida vai ser agradável aos seus olhos daqui a alguns anos, caso acredite que corre o risco de não gostar mais daquela estampa ou modelo, evite o uso.

 

Para que o ensaio não fique cansativo, sempre recomendamos que os retratados levem uma troca de roupas para podermos variar um pouco as composições. Peça ajuda ao profissional contratado, nós podemos te auxiliar na escolha  e composição das peças, mas, se você quiser apostar em algo à prova de erros, temos algumas recomendações:

 

Liberado: roupas básicas e lisas (sem estampas). Roupas claras favorecem bastante os retratados e composições trazendo mais atenção para o assunto principal (que seria você) e muita suavidade. Aposte em tons neutros, terrosos, escalas de cinza, jeans, branco e peças minimalistas.

 

Requer cuidado: roupa com excesso de estampas, já que as estampas tendem a roubar a atenção tirando o foco do que realmente gostaríamos de dar ênfase, ou seja, você. Evite também cores muito escuras em excesso ao contrário das roupas brancas, elas tendem a trazer um peso para a fotografia. 

 

A maquiagem deve ser leve e discreta para ensaios externos, porém de forma que você se sinta bonita e confortável. Dizemos isso para que possa ficar tranquila durante o ensaio já que pode ser que esteja calor e quanto mais maquiagem, mais suor, e algumas maquiagens têm tendência a craquelar, ou seja, rachar e deixar a pele marcada e com aspecto de ressecada. Tenha sempre uma base leve, blush, rímel e um batom de sua preferência e para não se preocupar demasiadamente com o retoque do batom, prefira os de longa duração e claro, leve um espelho pequeno para caso seja necessário um retoque.

 

Lembrando que, são apenas dicas para facilitar sua escolha, não há regras, siga seu estilo e ouse o quanto quiser!

 

Como eu já disse, não hesite em perguntar ao fotógrafo e para finalizar, não esqueça de levar uma garrafa de água é muito importante manter-se hidratado durante as sessões e nem sempre haverá um bebedouro por perto.

 

Gostou do post? Quer saber algo mais sobre como aproveitar o seu ensaio ao máximo? Entre em contato conosco, vamos amar tirar suas dúvidas e te ajudar a viver essa experiência!-

 

Conteúdo protegido pela lei n.º 9610/98 de direitos autorais. Qualquer reprodução(total ou parcial) do conteúdo divulgado no site, sem a prévia autorização, é proibida.

 

 

Sobre mim
Perfil Jey Rezende

Muito prazer, eu sou a Jey, fotógrafa de mulheres, casais, gestantes, famílias. Apaixonada por luz natural e tendo o mundo como meu estúdio, eu atuo na fotografia desde 2015 em São Paulo, sempre de forma leve e descontraída, para que você possa aproveitar ao máximo sua sessão.